sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Janela de JOHARI


É um conceito da psicanálise sobre as nossas relações intra e interpessoais:

Janela de Johari:
1º quadrante- O que os outros sabem sobre mim, mas que eu não vejo ;
2º quadrante- O que tanto eu quanto os outros sabemos sobre mim e eu também sei;
3ºquadrante- O que é desconhecido sobre mim tanto para as pessoas quanto para eu mesma;
4º quadrante- O que oculto para os outros, mas que eu conheço sobre mim.

Enfim, essa janela nos ajuda a fazer uma análise interna dos nossos pensamentos, conceitos e ações no cotidiano com os outros e perguntarmos a nós mesmos:
- Essa relação vale a pena?
- Qual a minha atitude perante as pessoas?
-Eu trato com respeito tanto meus superiores quanto meus colegas de trabalho e escola?
- Eu sou preconceituoso?
- A reação das pessoas das pessoas perante ao meu comportamento tem que ser diferente ou eu que preciso me comportar diferentemente para obter maior sucesso nessas minhas relações?

Tantas indagações... Pense também que em um dos lados da janela está você e do outro lado as pessoas que te observam e lidam contigo.

Bom, não sei se ajudará ou fará alguma diferença em vc que leu até aqui, mas como na minha vida essa simples observação causou mto impacto, então, achei que deveria compartilhar! :)

0 comentários:

Postar um comentário